quinta-feira, 8 de agosto de 2013


A REPORTAGEM: Trânsito em Querência
Trabalho realizado no dia 29-05-2012, com os alunos do 1º ano D e 2º Ano C, matutinos. Com o auxílio das Professoras Iliane Müller e Tatiane Shneider, organizamos questões para entrevistarmos um representante do DETRAN; Sargento Moraes, da Delegacia de Polícia e um representante da prefeitura Municipal. O objetivo é a coleta de informações sobre a organização e responsabilidades que dizem respeito ao trânsito da cidade de Querência. Por ser um problema de difícil solução porque envolvem trabalhos de sensibilização e conhecimento; este persiste em nossa cidade e se não acontecerem mudanças urgentes, mais acidentes acontecerão, pois a cidade está se desenvolvendo economicamente e crescente em número de pessoas. Por isso estamos divulgando esse trabalho para que os moradores de Querência conheçam os problemas no trânsito, porque esses problemas, é claro, precisam de soluções que são encontradas no modo em como cada um de nós cooperará.
As entrevistas:
Na entrevista realizada pelos estudantes Daiana, Luís Fernando, Geovanna, Natália e Sara com o funcionário do DETRAN; obtivemos a informação de que a responsabilidade pela sinalização das ruas é o DETRAN e a prefeitura municipal, pois existe um convênio entre estes órgãos e que o pouco investimento nas ruas de nossa cidade é devido a falta da Lei Orgânica do Município que cria a Secretaria do Trânsito. Também informou que não há uma verba específica para a sinalização, mas que o município recebe 50% do que é recolhido do IPVA, do governo do estado. Ainda, segundo o entrevistado, a situação é bastante precária e que a prefeitura precisa investir mais porque praticamente não existem faixas de pedestres e quebra molas também; assim como o uso do semáforo já se tornou uma necessidade.
Já na entrevista realizada com o funcionário da Secretaria de Educação de Querência, responsável pelo transporte; realizada pelos alunos – Laís, Caroline e Marcos Vinícius; sobre a sinalização da nossa cidade. O mesmo nos informou que quem cuida da sinalização das ruas é a Prefeitura com a representação do Sr. Fernando Gorgen, juntamente com a Polícia Militar. Querência está em alerta vermelho com a sinalização, pois ninguém está investindo profundamente nesse problema, as poucas placas que existem estão danificadas, dando a impressão de que não há investimento algum nessa parte. Sabendo-se de que a verba vem do Governo Federal, Estadual e de arrecadações públicas, mas percebe-se de que está aplicando essa verba em coisas de menos importância e esquecendo o problema maior. Fato que registramos em nossa pesquisa, observando o comportamento de motoristas e pedestres nas principais vias de nossa cidade:
          
Descrição: C:\Documents and Settings\jhonatan\Desktop\Nova pasta (2)\SAM_0477.JPG                 
Todos nós, moradores de Querência, sabemos que o número de acidentes aumentou muito, em decorrência da falta de monitoramento da Polícia e, principalmente da falta de consciência das pessoas, pois há muitos jovens andando sem habilitação sem saber o perigo que estão provocando, colocando sua vida e de outras em risco. Para dirigir em Querência, é preciso dirigir por você e para os outros, precisa estar sempre atento ao que pode acontecer, mas a falta de sinalização tem um ponto de culpa nesses acontecimentos também. Falta de placas indicativas; (indicando velocidade máxima, paradas, preferências, entre outros). Vejamos algumas sugestões que melhorariam esse problema:
Ø  faixas de pedestre em frente às escolas;
Ø  semáforos;
Ø  palestras em escolas e orientações em autoescola;
Ø  guardas de trânsito;
Ø  exercer as leis (lei seca, menos sem habilitação, multas);
Ø  efetivo maior de policiais.

Os acidentes:

Na pesquisa realizada por Analu, Maisa, Taciane, Tamara e Tatiele foi constatado que os acidentes ocorrem com mais frequência em:
Ø  estradas/ruas dentro do perímetro urbano;
Ø  ruas e avenidas de alta velocidade;
Ø  locais que as pessoas frequentam, como bares e danceterias.

São exemplos comuns de acidentes, os atropelamentos de motocicletas nos quais as vítimas costumam sofrer lesões muito sérias e até fatais. A propósito, não se pode deixar de mencionar a questão do álcool, uma droga lícita responsável por grande parte dos acidentes, todos pensam que podem beber um pouco, pegar o automóvel e sair por aí, pois nossa sociedade é permissiva e complacente com as pessoas que dirigem embriagadas.

Também foi entrevistado um policial militar pelos alunos Renan, Railton e Crislen sobre o número de acidentes que ocorreram nos meses de janeiro a maio/2012 e, neste ano, novamente foram coletados dados na Delegacia da Polícia Militar para fazermos uma comparação com os números do ano passado sobre o os acidentes que ocoreram de janeiro a maio do ano 2013. Realizamos uma comparaçao para que analisemos as diferenças nos números de acidentes de um ano para o outro. Vejamos: 
        Ano de 2012:                                        Ano de 2013:        aaaaaaaaaadsasd
2
Ø  janeiro – 11 acidentes;                           Janeiro –10 acidentes;                  
Ø  fevereiro – 15 acidentes;                       Fevereiro –10 acidentes;
Ø  março – 16 acidentes;                            Março – 11 acidentes;
Ø  abril – 15 acidentes;                               Abril –16 acidentes;
Ø  maio – 20 acidentes.                              Maio – 14 acidentes;
        ●total de acidentes:77                                ●total de acidentes:61

Legenda: janeiro, fevereiro, março, abril e maio.
Podemos visualizar melhor esses resultados em um gráfico construído pelos alunos em que a cor verde representa o mês de janeiro; fevereiro, amarelo; março alaranjado; abril, vermelho e maio, a cor azul. Percebemos que existe uma ordem crescente em relação aos números de acidentes, sendo esta uma preocupação dividida por todos os moradores da cidade.

Os locais onde acontecem mais acidentes são Avenida Central, Avenida Sul e Avenida R.20. Ainda segundo o Capitão da polícia Militar, “no começo das obras de sinalização, a situação era boa, mas com o passar do tempo os poderes executivo e legislativo deixaram de se preocupar com essas sinalizações e não perceberam que a maioria delas estavam danificadas, sem condições de visualização e entendimento para os motoristas”. E que o policiamento com boas sinalizações “melhoraria tanto para nós quanto para os motoristas, pois melhoraria nosso trabalho em relação aos acidentes, e a vida dos motoristas e pedestres não seria exposta de tal modo”.
As infrações

Alguns estudantes se dividiram em equipes, como Daisa, Késsia e Geicy Kleya para fazerem observações in loco e em uma hora perceberam consequências sérias da irresponsabilidade de motoristas dirigindo pela cidade. Alguns tipos de infrações ocorridas nesse pouco tempo de observação foram: virar sem dar seta nas rotatórias e até mesmo andar na contramão.  Os motociclistas foram os maiores causadores de infrações no trânsito e os ciclistas que passavam no local onde estávamos filmando e observando o trânsito, nem se davam conta das infrações que causavam.

            
Soluções

Verificamos que para melhorar o trânsito em nossa cidade é necessário:
● Melhorar as vias públicas;  
● Colocar faixas de pedestres;
●Colocar placas e outros tipos de sinalizações;
●Iluminaçao;
●Pavimentaçao;
●Fiscalizaçao;
●Termino das rotatorias;
●Segurança.

No entanto, não basta somente cobrar das autoridades responsabilidades, se os motoristas e pedestres não se conscientizarem e transitarem com mais cuidado, respeitando as leis e as demais pessoas que veiculam pelas ruas e avenidas da cidade, pois a imprudência aliada a precária sinalização são a combinação perfeita para que o número de acidentes aumente cada dia mais.




Um comentário:

  1. Pesquisa muito importante e muito legal de fazer!
    isso serve para alertar o povo e mostrar as entidades de saúde que nos importamos sim! e que sempre estaremos prontos para obter melhoras. Precisamos de mudanças, precisamos de melhoras!
    Ass: Geovanna 2º ano A

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