A
REPORTAGEM: Trânsito em Querência
Trabalho realizado no
dia 29-05-2012, com os alunos do 1º ano D e 2º Ano C, matutinos. Com o auxílio
das Professoras Iliane Müller e Tatiane Shneider, organizamos questões para
entrevistarmos um representante do DETRAN; Sargento Moraes, da Delegacia de
Polícia e um representante da prefeitura Municipal. O objetivo é a coleta de
informações sobre a organização e responsabilidades que dizem respeito ao
trânsito da cidade de Querência. Por ser um problema de difícil solução porque
envolvem trabalhos de sensibilização e conhecimento; este persiste em nossa
cidade e se não acontecerem mudanças urgentes, mais acidentes acontecerão, pois
a cidade está se desenvolvendo economicamente e crescente em número de pessoas.
Por isso estamos divulgando esse trabalho para que os moradores de Querência
conheçam os problemas no trânsito, porque esses problemas, é claro, precisam de
soluções que são encontradas no modo em como cada um de nós cooperará.
As
entrevistas:
Na entrevista realizada
pelos estudantes Daiana, Luís Fernando, Geovanna, Natália e Sara com o
funcionário do DETRAN; obtivemos a informação de que a responsabilidade pela
sinalização das ruas é o DETRAN e a prefeitura municipal, pois existe um
convênio entre estes órgãos e que o pouco investimento nas ruas de nossa cidade
é devido a falta da Lei Orgânica do Município que cria a Secretaria do
Trânsito. Também informou que não há uma verba específica para a sinalização,
mas que o município recebe 50% do que é recolhido do IPVA, do governo do
estado. Ainda, segundo o entrevistado, a situação é bastante precária e que a
prefeitura precisa investir mais porque praticamente não existem faixas de
pedestres e quebra molas também; assim como o uso do semáforo já se tornou uma
necessidade.
Já na entrevista
realizada com o funcionário da Secretaria de Educação de Querência, responsável
pelo transporte; realizada pelos alunos – Laís, Caroline e Marcos Vinícius; sobre
a sinalização da nossa cidade. O mesmo nos informou
que quem cuida da sinalização das ruas é a Prefeitura com a representação do
Sr. Fernando Gorgen, juntamente com a Polícia Militar. Querência está em alerta
vermelho com a sinalização, pois ninguém está investindo profundamente nesse
problema, as poucas placas que existem estão danificadas, dando a impressão de
que não há investimento algum nessa parte. Sabendo-se de que a verba vem do
Governo Federal, Estadual e de arrecadações públicas, mas percebe-se de que
está aplicando essa verba em coisas de menos importância e esquecendo o problema
maior. Fato que registramos em nossa pesquisa, observando o comportamento de
motoristas e pedestres nas principais vias de nossa cidade:
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Todos nós,
moradores de Querência, sabemos que o número de acidentes aumentou muito, em
decorrência da falta de monitoramento da Polícia e, principalmente da falta de
consciência das pessoas, pois há muitos jovens andando sem habilitação sem
saber o perigo que estão provocando, colocando sua vida e de outras em risco.
Para dirigir em Querência, é preciso dirigir por você e para os outros, precisa
estar sempre atento ao que pode acontecer, mas a falta de sinalização tem um
ponto de culpa nesses acontecimentos também. Falta de placas indicativas;
(indicando velocidade máxima, paradas, preferências, entre outros). Vejamos
algumas sugestões que melhorariam esse problema:
Ø
faixas
de pedestre em frente às escolas;
Ø
semáforos;
Ø
palestras
em escolas e orientações em autoescola;
Ø
guardas
de trânsito;
Ø
exercer
as leis (lei seca, menos sem habilitação, multas);
Ø
efetivo
maior de policiais.
Os acidentes:
Na pesquisa realizada por
Analu, Maisa, Taciane, Tamara e Tatiele foi constatado que os acidentes
ocorrem com mais frequência em:
Ø estradas/ruas
dentro do perímetro urbano;
Ø ruas e avenidas
de alta velocidade;
Ø locais que as
pessoas frequentam, como bares e danceterias.
São exemplos comuns de acidentes, os atropelamentos
de motocicletas nos quais as vítimas costumam sofrer lesões muito sérias e até
fatais. A propósito, não se pode deixar de mencionar a questão do álcool, uma
droga lícita responsável por grande parte dos acidentes, todos pensam que podem
beber um pouco, pegar o automóvel e sair por aí, pois nossa sociedade é
permissiva e complacente com as pessoas que dirigem embriagadas.
Também
foi entrevistado um policial militar pelos alunos Renan, Railton e Crislen
sobre o número de acidentes que ocorreram nos meses de janeiro a maio/2012 e,
neste ano, novamente foram coletados dados na Delegacia da Polícia Militar para
fazermos uma comparação com os números do ano passado sobre o os acidentes que
ocoreram de janeiro a maio do ano 2013. Realizamos uma comparaçao para que
analisemos as diferenças nos números de acidentes de um ano para o outro.
Vejamos:
Ano de 2012:
Ano de 2013: aaaaaaaaaadsasd
2
Ø janeiro – 11
acidentes; Janeiro
–10 acidentes;
Ø fevereiro – 15
acidentes; Fevereiro –10 acidentes;
Ø março – 16
acidentes; Março – 11 acidentes;
Ø abril – 15
acidentes; Abril
–16 acidentes;
Ø maio
– 20 acidentes.
Maio – 14 acidentes;
●total
de acidentes:77 ●total de acidentes:61
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Podemos visualizar melhor esses resultados em um
gráfico construído pelos alunos em que a cor verde representa o mês de janeiro;
fevereiro, amarelo; março alaranjado; abril, vermelho e maio, a cor azul.
Percebemos que existe uma ordem crescente em relação aos números de acidentes,
sendo esta uma preocupação dividida por todos os moradores da cidade.
Os locais onde
acontecem mais acidentes são Avenida Central, Avenida Sul e Avenida R.20. Ainda segundo o Capitão da polícia Militar, “no começo das obras de sinalização, a
situação era boa, mas com o passar do tempo os poderes executivo e legislativo
deixaram de se preocupar com essas sinalizações e não perceberam que a maioria
delas estavam danificadas, sem condições de visualização e entendimento para os
motoristas”. E que o policiamento com boas sinalizações “melhoraria
tanto para nós quanto para os motoristas, pois melhoraria nosso trabalho em
relação aos acidentes, e a vida dos motoristas e pedestres não seria exposta de
tal modo”.
As infrações
Alguns estudantes se dividiram em equipes, como
Daisa, Késsia e Geicy Kleya para fazerem observações in loco e em uma hora
perceberam consequências sérias da irresponsabilidade de motoristas dirigindo
pela cidade. Alguns tipos de infrações ocorridas nesse pouco tempo de
observação foram: virar sem dar seta nas rotatórias e até mesmo andar na
contramão. Os motociclistas foram os
maiores causadores de infrações no trânsito e os ciclistas que passavam no
local onde estávamos filmando e observando o trânsito, nem se davam conta das
infrações que causavam.
Soluções
Verificamos
que para melhorar o trânsito em nossa cidade é necessário:
●
Melhorar as vias públicas;
●
Colocar faixas de pedestres;
●Colocar
placas e outros tipos de sinalizações;
●Iluminaçao;
●Pavimentaçao;
●Fiscalizaçao;
●Termino
das rotatorias;
●Segurança.
No
entanto, não basta somente cobrar das autoridades responsabilidades, se os
motoristas e pedestres não se conscientizarem e transitarem com mais cuidado,
respeitando as leis e as demais pessoas que veiculam pelas ruas e avenidas da
cidade, pois a imprudência aliada a precária sinalização são a combinação
perfeita para que o número de acidentes aumente cada dia mais.